Você está aqui: Página Inicial > Aracati > campus_aracati > Incubadoras

Incubadoras

por Katharinne Magalhães publicado 05/04/2016 16h36, última modificação 06/04/2016 11h40

Apresentação
A incubadora é uma ação pedagógica que oferece suporte aos alunos e egressos dos diversos cursos regulares do campus de Aracati, para desenvolverem suas ideias e transformá-las em oportunidades de geração de negócios inovadores, que atendam ou induzam demandas do mercado. Disponibilizamos consultorias especializadas, orientação técnica e gerencial, laboratórios compartilhados e infraestrutura básica composta de: recepção, secretaria, biblioteca, telefone, acesso à internet, segurança e limpeza das áreas comuns e sala de reuniões.

Unidades

A primeira incubadora de empresas a funcionar no IFCE foi a do campus de Fortaleza, que já conta com 10 anos de funcionamento e vários casos de sucesso.

Atualmente, os campi de Canindé e Limoeiro do Norte estão com suas incubadoras em fase de implantação. Em 2015, a Pró-reitoria de Extensão promoveu várias capacitações, com o objetivo de que, nos próximos anos, mais campi criem suas próprias incubadoras. Como resultado desse processo, em março de 2016, os campi de Aracati, Acaraú, Iguatu e Tianguá tiveram seus planos de negócio aprovados e irão implantar incubadoras ainda em 2016, de acordo com editais de seleção de proposta a serem lançados nos próximos meses.


Diretrizes e estratégicas

1) Visão
O reconhecimento em nível nacional como um locus de referência de desenvolvimento e consolidação de empresas.

2) Missão
Contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento do Ceará, na criação de empresas inovadoras, por meio de atividades estruturadas e ambientes empreendedores.

3) Valores

- Concentrar esforços para promover a cultura do empreendedorismo no IFCE e na sociedade;
- Conceber empreendimentos que não agridam o meio ambiente e que sejam socialmente responsáveis;
- Estimular a relação entre IFCE/empresa/sociedade por meio de parcerias;
- Adotar e difundir programas que visem valorizar os profissionais formados pelo IFCE;
- Contribuir para o desenvolvimento econômico e social regional, lançando no mercado empresas inovadoras de sucesso.

Serviços oferecidos

- Consultoria na elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento;
- Articulação com entidades parceiras de ensino e pesquisa para acesso às informações científicas e tecnológicas e serviços tecnológicos, condicionado à disponibilidade de pesquisadores e laboratórios, bem como ao disposto no art. 4º, inciso I e parágrafo único da Lei nº 10.973/04.
- Orientação na elaboração e atualização do plano estratégico e do plano de negócios;
- Orientação na identificação de pesquisadores e tecnólogos que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos/serviços;
- Orientação no registro de propriedade industrial/intelectual;
- Orientação no processo de licenciamento de produtos junto aos órgãos governamentais;
- Orientação para o dimensionamento e quantificação do mercado;
- Orientação nas estratégias de divulgação e comercialização de produtos e serviços;
- Busca de soluções para capacitação em gestão empresarial, tais como: em gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral e produção;
- Infraestrutura para uso compartilhado, composto de: recepção, secretaria, telefone, acesso a internet, segurança e limpeza das áreas comuns, sanitários e sala de reuniões.

Como participar

Para participar, os interessados, após publicação de edital, apresentam o plano descritivo do empreendimento, que é analisado pela Comissão de Avaliação, de acordo com os critérios de seleção adotados pela Incubadora de Empresas do IFCE. Se aprovada, a iniciativa é submetida ao Conselho Consultivo da Incubadora para homologação.

Processo de seleção

1ª Etapa – Pré-seleção

Compreende a inscrição e avaliação da característica inovadora das propostas. Para elaboração da proposta, o candidato utilizará formulário disponibilizado pela Incubadora. O não preenchimento correto da proposta implica na desclassificação.
Análise e seleção das propostas.
Divulgação do resultado da Pré-seleção.

2ª Etapa – Elaboração do Plano de Negócios

Os responsáveis pelos projetos aprovados, na fase de pré-seleção, serão convocados para uma entrevista com psicólogo da Instituição, para análise do perfil empreendedor dos candidatos.
Após a entrevista, os aprovados participarão de curso, bem como de consultorias para a elaboração final do seu Plano de Negócios.

3ª Etapa – Seleção do Plano de Negócios

Entrega do Plano de Negócios
Apresentação dos Planos de Negócios selecionados
Avaliação e julgamento dos Planos de Negócios
Divulgação do Resultado
Prazo para recurso
Divulgação do Resultado Final

Contato

IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Campus de Aracati
Coordenadoria de Pesquisa e Extensão
Rua Teófilo Pinto, 200, Farias Brito - 62800-000
Fone: (88) 3303.1000