Você está aqui: Página Inicial > Acesso à informação > Perguntas frequentes > Nossos cursos

Nossos cursos

por mariana última modificação 23/02/2016 17h03

Os cursos do instituto são pagos?

Os cursos oferecidos pelo IFCE são gratuitos, pois se trata de uma instituição federal pública de ensino, que oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Ademais, oferta também cursos de formação inicial e continuada e de extensão.

 
I – Cursos técnicos

Como fazer a inscrição para se candidatar às vagas dos cursos do IFCE?

Para concorrer às vagas dos processos seletivos do IFCE, o candidato deve acessar o sistema Q-seleção e consultar o edital do concurso pretendido. Ao consultar as condições do certame e, estando apto a concorrer às vagas, o interessado deve escolher a opção de “fazer inscrição” e seguir os procedimentos e orientações do edital.

Qual a forma de seleção para os cursos técnicos?

Há duas formas de seleção para os cursos técnicos do IFCE. Parte dos campi tem adotado, desde 2015, a seleção por meio dos históricos escolares do Ensino Fundamental (para os cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio) e do Ensino Médio (para os cursos subsequentes ao Ensino Médio). Outra parte dos campi adota o processo seletivo tradicional, realizado por meio de provas de Redação e de Conhecimentos Gerais.

Quando iniciam as inscrições para os cursos técnicos?

As inscrições para os cursos técnicos ocorrem semestralmente, em calendários estabelecidos pelos campi. Os editais são lançados no sistema Q-seleção do portal do IFCE. O Instituto também divulga notícias na página e nos meios de comunicação, quando do lançamento dos editais, informando o período de inscrições.

 Quais as modalidades de cursos técnicos ofertados no IFCE?

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, cursos técnico subsequentes ao Ensino médio e cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

 O que é necessário para se inscrever para os cursos técnicos?

Para concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, é preciso que o candidato tenha os documentos de identidade e o CPF para informar no ato da inscrição. Candidatos aos cursos integrados precisam comprovar, no ato da matrícula, a conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. Para se matricular nos cursos concomitantes, é necessária uma declaração de conclusão do 1º ano do Ensino Médio. Já para os subsequentes, é exigido certificado de término do Ensino Médio.

Quando a seleção se dá por meio de histórico escolar, os candidatos precisam apresentar o histórico do Ensino Fundamental (para cursos técnicos integrados e concomitantes) e do Ensino Médio (para cursos técnicos subsequentes).

Quais os conteúdos que devem ser estudados para as provas do IFCE?

O conteúdo programático para estudos é disponibilizado nos editais dos concursos, separados por processos seletivos, podendo ser consultados na página do sistema Q-seleção.

Onde encontrar a listagem dos cursos técnicos oferecidos pelo IFCE?

No portal do IFCE, o interessado pode acessar o link cursos de cursos técnicos ofertados ou clicar em um dos campi para ter acesso à lista de cursos de cada unidade.

Qual a diferença dos cursos de ensino integrado às demais modalidades de cursos técnicos?

Ambos os cursos têm a mesma formação. Entretanto, a modalidade de ensino integrado é aquela em que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo na mesma instituição (não confundir com ensino integral, na qual os alunos passam dois turnos na unidade de ensino).Já a modalidade de ensino técnico subsequente é aquela em que o aluno pode cursar o ensino técnico somente após a conclusão do ensino médio. No técnico concomitante, o aluno estuda em um curso técnico no IFCE ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio em outra escola. Para tanto, é preciso que os candidatos aprovados nos exames de seleção do IFCE tenham esse perfil no ato da matrícula nos cursos.

Qual a diferença entre os cursos de ensino técnico concomitante e os cursos de ensino técnico subsequente?

Ambos os cursos têm a mesma formação. Entretanto, a modalidade de ensino técnico concomitante destina-se a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental, sendo ofertados a quem está cursando o Ensino Médio tradicional e que no contra turno irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Este estudante só receberá o diploma de técnico mediante a apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio. Já a modalidade de ensino técnico subsequente é aquela em que o aluno cursa após ter concluído o Ensino Médio. Para tanto, é preciso que os candidatos aprovados nos exames de seleção do IFCE tenham esse perfil no ato da matrícula nos cursos.


II – Cursos superiores

Como ingressar em um curso superior no IFCE?

O candidato tem de fazer as provas do Enem e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu). O sistema de seleção é realizado duas vezes por ano e recebe inscrições pela internet – http://www.sisu.mec.gov.br

O único curso do IFCE que não participa do Sisu é o de Licenciatura em Teatro, pois necessita de um teste de habilitação específica (THE). Nesse caso, a seleção é feita por meio do vestibular tradicional. Para isso, é publicado edital específico para esse curso em duas oportunidades: no primeiro e no segundo semestre do ano.

Eventualmente, quando as vagas para os demais cursos superiores não são preenchidas via Sisu, os campi também realizam vestibulares complementares, com as vagas remanescentes.

Onde encontrar a listagem dos cursos técnicos oferecidos pelo IFCE?

 

No portal do IFCE, o interessado pode acessar o link cursos de cursos superiores ofertados ou clicar em um dos campi para ter acesso à lista de cursos de cada unidade.

Onde encontrar informações relativas a reconhecimentos dos cursos de graduação do IFCE?

Você pode ter acesso às informações por meio de duas opções: 

Opção 1:  Acesse o endereço eletrônico do EMEC (http://emec.mec.gov.br/) - link: Ao acessar a página, clique no Estado onde consta a instituição de ensino superior que oferta o curso de seu interesse. Em seguida, clique no município e nos curso de seu interesse. Por fim, na aba “Instituição de Ensino Superior”, clique em cursos e, em seguida, faça a sua busca em “ pesquisar curso”. No curso selecionado, você terá a oportunidade de visualizar o conceito do curso.

Opção 2: Acesse o portal do IFCE , clique em Nossos cursos , selecione o campus onde o curso de interesse é ofertado e, por fim, clique nesse curso. Nesse ambiente, você pode visualizar a portaria de reconhecimento.

Opção 3: No portal do IFCE , na opção Nossos cursos , também é possível visualizar uma página com a relação de todos os cursos superiores ofertados. Ao clicar no nome do campus de interesse, você pode visualizar as informações do curso, inclusive a portaria de reconhecimento.

Como posso obter o certificado de Ensino Médio com minha nota do Enem?

Considera-se apto para requerer a certificação o cidadão que tenha obtido notas iguais ou maiores a 400 pontos nas áreas de conhecimento do ENEM e nota igual ou maior a 500 pontos na redação. De posse da nota, será necessário realizar protocolo no campus do IFCE o qual você pleiteou a certificação, solicitando a expedição do certificado e munido dos seguintes documentos:

a) Cópia do Boletim do Último Enem; 

b) Certificado de conclusão do ensino fundamental ou equivalente; 

c) Histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente; 

d) Certidão de nascimento ou casamento; 

e) Carteira de identidade; 

f) Certificado de reservista; 

g) Comprovante de residência com CEP atualizado; 

h) CPF; 

i) Título de eleitor. 

O Instituto Federal do Ceará terá até 30 dias, a partir da solicitação do requerente, para 

emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

 

III – Pós-graduação

Onde encontrar as  informações sobre a oferta de cursos de pós -graduação?

No portal do IFCE. A listagem dos cursos de pós-graduação está disponível na seção “Nossos cursos”.

Quais os critérios para solicitar financiamento dos cursos de pós-graduação para servidores do IFCE? 

A ajuda pode ser pedida por qualquer servidor efetivo do IFCE que tenha a anuência de seu campus de origem.

Qual a documentação necessária para fazer a solicitação de financiamento dos cursos de pós -graduação?

Carta de aceitação ou matrícula no curso, CPF e dados bancários. Em seguida, é preciso seguir o seguinte protocolo: solicitação à chefia imediata, encaminhamento da solicitação com parecer para a Pró-reitoria de Ensino que analisará o orçamento anual e emitirá parecer ao interessado.

 

IV – EJA

Quais os critérios para se inscrever nos cursos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

Para ser aluno do EJA, o aluno deve ser maior de 18 anos e possuir o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto.

Podem cursar o EJA pessoas que já terminaram o ensino médio?

Não. Os cursos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) são destinados para alunos maiores de 18 anos  que concluíram o ensino fundamental ou tenham o ensino médio incompleto.