Você está aqui: Página Inicial > Acesso à informação > Perguntas frequentes > Concurso público

Concurso público

por Ifce publicado 30/03/2015 16h27, última modificação 23/02/2016 17h05

Qual a forma de ingresso no IFCE como servidor?

Para ser servidor público federal do IFCE é necessário aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, conforme estabelece o art. 37, inc. II da CF/1988.

Quais os cargos que podem ser ocupados?

No IFCE, os cargos estão classificados em duas categorias:  Carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Lei n° 11.784/2008);  Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (Lei n° 11.091/2005).

Quando haverá concurso público para o IFCE?

Em regra, os concursos públicos  são realizados  pelo próprio IFCE e dependem  da existência de cargos vagos. Antes da abertura do concurso, verificamos se há candidatos classificáveis em editais que estejam em vigor.

Existe algum link para que possamos acompanhar os concursos públicos e as convocações de candidatos?

Os concursos públicos podem ser acompanhados pelo portal do IFCE. Com relação  às convocações são obedecidas as disposições legais e as constantes nos respectivos editais de seleção, e por se tratar de procedimento administrativo interno, cabe a DGP o processo de convocação dos candidatos.

Os editais de seleção podem ser questionados?

Em referência aos aspectos de legalidade, eles estão vinculados às normas vigentes. Demais questionamentos serão analisados pelo setor competente, podendo ou não resultar em alterações no edital do certame.

Onde e de que forma podem ser interpostos recursos contra o edital ou suas fases?

Cada edital prevê em seu conteúdo o período, os locais de protocolo e a condição para interposição do recurso. Qualquer outro questionamento que não esteja previsto nas normas editalícias será recepcionado como requerimento administrativo e analisado pelo setor competente.