Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Evento da Biologia aborda Ensino e Pesquisa

Notícias

Evento da Biologia aborda Ensino e Pesquisa

Semana da Biologia

Semana, iniciada em 29 de agosto, segue até 1 de setembro, com atividades científico-culturais
por Edson Costa publicado: 31/08/2016 16h02 última modificação: 31/08/2016 16h03
"Divulgação" Oficina de Primeiros Socorros

Oficina de Primeiros Socorros

O campus de Acaraú do IFCE é palco, nesta semana, desde o dia 29 de agosto até 1 de setembro, da III Semana da Biologia com o tema "Ensino e Pesquisa para a sustentabilidade e valorização da região do Vale do Acaraú". O evento, organizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da unidade, conta com diversas atividades científico-culturais.

São realizados diversos minicursos sobre: jogos para o ensino de genética, ecologia de manguezais, desenhos animados e sala de jogos educativos.


Ainda acontecem diversas oficinas sobre: materiais de baixo custo para educação ambiental, osmose em células de fisiologia vegetal no microscópio, transporte de substância pelo xilena, produção de slides facilitadores, microscopia, introdução aos primeiros socorros, pigmentação de vegetais e cromatologia, fisiologia vegetal, educomunicação e recursos midiáticos.

O evento ainda dispõe de palestras sobre diversos artigos que abordam: fauna dos índios tremembé de Itarema, registro fotográfico da reserva da Serra das Almas (Crateús), anestésico do peixe beijupirá, confecção de material didático que aborda citologia e bioquímica para ensino médio, conscientização sobre despejo incorreto de resíduos de óleos de cozinha, estudo de extração de DNA em diversos organismos e aplicabilidade da Lei 11.645/2008 nas escolas municipais de Acaraú.

Além disso, a semana, que foi aberta à comunidade externa, conta com show de encerramento com a banda Ifeceanos no último dia.

Conforme a professora Sinara Duarte, da área de Pedagogia, uma das articuladoras da Semana, esta é uma oportunidade dos discentes trabalharem "atividades científicas, de  intervenção e extensão, tendo havido uma procura substancial, com abordagem de diversos temas pertinentes à área, sendo bem proveitoso com atividades nos três turnos, incluindo atividades práticas nos laboratórios", resumiu.