Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Encontro abordou Meio Ambiente e Sustentabilidade

Notícias

Encontro abordou Meio Ambiente e Sustentabilidade

MAEC

I MAEC contou com minicursos, palestras, oficinas e gincanas
publicado: 09/08/2016 15h15 última modificação: 10/08/2016 08h56
"Divulgação" Trilha Ecológica foi parte das atividades

Trilha Ecológica foi parte das atividades

O campus de Acaraú do IFCE promoveu, de 27 a 29 de julho, o I Encontro Acadêmico sobre o Ensino de Ciências. O evento, que contou com minicursos, oficinas e palestras, teve como tema “Estratégias de Meio Ambiente e Sustentabilidade” e envolveu os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que tiveram a oportunidade de exercer a didática e trocar experiências.

A programação foi bem ampla e trouxe à tona palestras que abordaram, entre outros temas, o manguezal e desafios da iniciação científica; oficinas de produção de mini-hortas suspensas, de reutilização de materiais recicláveis, coleta seletiva, entre outras. Além disso, foram realizados minicursos que abordaram o bioma da Caatinga, trilha ecológica, impactos ambientais, prática de ensino de Ciências, espécies de cavalo marinho, etc.

No minicurso da Trilha Ecológica Didática foi visitada a área de manguezal da Praia de Arpoeiras (Acaraú), incluindo a visita ao Chalé Encante do Mangue. A aluna de Biológicas Jéssica Nayane, uma das ministradoras do minicurso, destacou a importância da trilha no caráter pedagógico do ensino da biologia. “Por meio da trilha, os alunos podem perceber a grande biodiversidade que existe no ecossistema de manguezal acarauense, percebendo a riqueza de sua fauna e flora, indo além da sala de aula, atestando na prática os diferentes espécimes”, pontuou.

No evento ainda foi realizada a Gincana da Biologia, que contou com brincadeiras, provas, quiz e momentos lúdicos. Conforme o aluno Renan Vasconcelos, de Biológicas, um dos organizadores do evento, atividades como a gincana “levam a uma importante integração e troca de experiências, sendo também um rico momento de aprendizagem”, destacou.

Para a professora Sinara Duarte, da área pedagógica, uma das docentes que orientou os alunos na semana de atividades, esta reveste-se de uma grande importância no mundo acadêmico, por “permitir que os alunos troquem experiências entre si, bem como leva-os ao aumento do cabedal de conhecimento e exercem o seu universo didático”, elencou.