Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Comunidade de Iús comemorará Dia da Consciência Negra

Notícias

Comunidade de Iús comemorará Dia da Consciência Negra

Consciência Negra

Comunidade, que mantém parceria com o campus de Acaraú, estará em festa no domingo (20)
por Edson Costa publicado: 17/11/2016 15h28 última modificação: 18/11/2016 09h24

A Comunidade Quilombola de Córrego dos Iús, no distrito acarauense de Aranaú, comemorará a 3ª Festa Alusiva ao dia da Consciência Negra no domingo, 20 de novembro, a partir das 19h30min. O evento será realizado em frente à Capela Nossa Senhora de Fátima.

Na programação, consta desfile da garota quilombola, apresentações artístico-culturais e rodas de capoeira. No espaço, ainda haverá diversas barracas de comidas típicas com quitutes locais.

Conforme o líder comunitário Edvaldo Lourenço, a festa tem entre seus objetivos alertar a população acerca da necessidade de "se lutar pelo direito dos quilombolas e contra a discriminação étnico-racial", destacou.

A Comunidade de Córrego dos Iús tem mantido uma rica parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), do campus de Acaraú, por meio de trocas de experiências e participação em eventos.

Saiba mais

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.