Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Cartilha trabalha educação ambiental com crianças

Cartilha trabalha educação ambiental com crianças

Educação Ambiental

Projeto beneficia crianças do 5º e 7º ano de unidades de ensino municipais
por Edson Costa publicado: 15/09/2016 15h03 última modificação: 15/09/2016 15h48
"Divulgação" Rita com os alunos da rede municipal

Rita com os alunos da rede municipal

Em Acaraú, bolsista do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue) desenvolveu uma cartilha com a temática do manguezal. O material didático é dirigido a alunos do ensino fundamental 1 (5°ano) e do  fundamental 2 (7° ano) do  Centro de Educação Infantil Minervina Rocha e da Escola Municipal Francisca Silveira Gomes, ambas na sede do município.

O conteúdo da cartilha, intitulada "Educa Mangue", aborda o conceito sobre o que é manguezal, seus componentes da fauna e flora, impactos antrópicos nesse ecossistema, ações de educação ambiental que podem ser realizadas para diminuir esses impactos e atividades lúdicas sobre o assunto.

O material é fruto de Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Rita Louzada com o tema "Estratégias para educação ambiental sobre ecossistema de manguezal na educação básica no município de Acaraú".

Para o público do ensino infantil, a estratégia utilizada foi um jogo de quebra-cabeça denominado "Educa Mangue", que retrata um mangue impactado e não-impactado, por meio do qual os alunos despertavam seu poder crítico sobre as imagens desvendadas.