Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Campus de Acaraú promove aula inaugural de cursos POP/PEP

Notícias

Campus de Acaraú promove aula inaugural de cursos POP/PEP

Cursos FIC

IFCE é acreditado pela Marinha do Brasil para oferta da capacitação direcionada a pescadores
por Edson Costa publicado: 17/05/2017 10h59, última modificação: 17/05/2017 11h10
Marcos Barros Professor João Vicente em pronunciamento

Professor João Vicente em pronunciamento

O campus de Acaraú do IFCE promoveu, no dia 15 de maio, a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada de Pescador Profissional (POP) e de Pescador Especializado (PEP). Os cursos, ação da teia da Extensão da unidade, são direcionados a qualificar esses profissionais, por meio de transferência de conhecimento e tecnologia, influindo positivamente no cotidiano no mar. Além disso leva o pescador a possibilidade de ascensão funcional e garantia de direitos, regularizando sua situação junto à Marinha do Brasil, que acreditou o Instituto para tal formação.

O IF em Acaraú é uma das sete instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica acreditada pela Marinha do Brasil e a primeira no país a ofertar curso PEP, que há mais de 20 anos não era ofertado na região. Conforme o professor João Vicente Mendes Santana, responsável pelo Ensino Profissional Marítimo no campus, a sede do Instituto mais uma vez entra para a história. "Somos o primeiro Instituto a ofertar curso de Pescador Especializado, o que mostra nossa importância, não só para Acaraú e para a região, mas para o País, contando entre nossos alunos com um do Espírito Santo, o que prova que estamos inseridos no
contexto nacional", relatou.

O Capitão Tenente Henrique, agente da Capitania dos Portos de Camocim, reforçou a sua satisfação com a parceria entre o Instituto e a Marinha. "Estou feliz em saber que uma Instituição tão seleta como o IFCE é acreditada pela Marinha para ministrar esses cursos tão importantes que visam atender à demanda reprimida da região neste Município de Acaraú, um dos maiores do Ceará na área da Pesca e esperamos que seja reduzida um pouco a quantidade de pescadores que não estão regularizados diante da Marinha, sendo esta uma oportunidade ímpar de geração de emprego e renda e qualificação desses profissionais, que irá agregar benefícios para a região", pontuou.

Conforme o diretor-geral em exercício do campus de Acaraú, Haulison Rener, a aula inaugural desvela-se como um marco histórico no universo da pesca na região e no País. "O Instituto Federal mais uma vez prova em Acaraú seu grande diferencial. Só para se ter uma ideia, nenhum pescador em Acaraú dispõe de carteira do PEP, sendo que no Brasil poucos têm e agora dispomos de uma turma de PEP com 21 alunos, que batalham por uma carteira que não terá validade apenas no território nacional, mas a nível internacional, o que irá trazer maior segurança ao pescador e maiores resultados com relação aos conhecimentos que influirão no cotidiano profissional", destacou.