Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Campus de Acaraú lança Incubadora de Empresas

Notícias

Campus de Acaraú lança Incubadora de Empresas

Incubadora

Incubadora inicia atividades com duas empresas de alunos e ex-alunos
por Edson Costa publicado: 14/03/2017 09h15, última modificação: 21/03/2017 15h13
Marcos Barros Gerente da Incubadora, Professor Marco Venâncio

Gerente da Incubadora, Professor Marco Venâncio

O campus de Acaraú do IFCE lançou oficialmente a Incubadora de Empresas em evento realizado no dia 8 de março. Neste início de funcionamento, duas empresas de alunos e egressos da unidade passarão a ser incubadas. A incubadora faz parte de programa da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto ao qual alguns campi aderiram, entre os quais o de Acaraú.

Conforme o gerente da incubadora, professor Marco Venâncio, o lançamento foi a culminância de um longo processo iniciado em junho do ano passado. Ao logo dos próximos seis meses, duas empresas  selecionadas por meio de edital e de uma seleção criteriosa, passam por etapa de pré-incubação, até gerarem seus CNPJs. Na fase da incubação, será intensificada a produção dos produtos nas dependências do campus e sob a totoria dos
professores. A estimativa é que em dois anos, as empresas obtenham maior retorno e ganhem sua independência.

Uma das empresas selecionadas foi a "Pescados & Cia", que tem como foco a filetagem do peixe conhecido popularmente na região como "cirurgião", que é rechaçado pelos pescadores devido ao seu ruim odor. A proposta dos sócios desta empresa, alunos do curso Técnico em Pesca, é extrair a pele do peixe, causa do odor, e filetar, passando a comercializar um produto saboroso e nutritivo que seria descartado. Com a pele ainda seria possível fazer bolinha de peixe.

Outro empreendimento incubado é a "JC Móveis Rústicos", gerenciado por egresso do curso de Construção Naval. A proposta é elaborar móveis à base de resina, com mais resistência mecânica e  à umidade.

Conforme o professor Marco Venâncio, os dois empreendimentos "apresentam um grande potencial de expansão na região, por meio do empreendedorismo e associativismo dos alunos, gerando oportunidades e levando ao sucesso", explicou. O docente ainda apontou que a incubadora de Acaraú é uma das primeiras do interior a efetivamente funcionar.

O lançamento contou com a presença do diretor-geral do campus, Márcio Bezerra, apoiador da iniciativa.