Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Alunos e docentes de Aquicultura desenvolvem Aquaponia

Notícias

Alunos e docentes de Aquicultura desenvolvem Aquaponia

Produção Científica

Projeto propõe o cultivo de hortaliças com a água utilizada no cultivo de peixes
por Edson Costa publicado: 13/09/2017 10h20 última modificação: 13/09/2017 10h21
Emanuel Santos Alunas em momento de avaliação em laboratório

Alunas em momento de avaliação em laboratório

O campus de Acaraú do IFCE mostra mais uma vez o seu comprometimento com a sustentabilidade ambiental. A maior prova disso é a Unidade Demonstrativa de Aquaponia, que propõe o cultivo de hortaliças com a água utilizada no cultivo de peixes. Os alunos e docentes do curso Técnico em Aquicultura  e de Ciências Biológicas, que são bolsista do Laboratório de Aquicultura, ao qual a unidade encontra-se vinculada, já realizaram a colheita das alfaces e despesca dos peixes tilápias e tambatingas cultivados no próprio Instituto. Tudo é colhido, pesado e avaliado em laboratório, sendo um grande momento pedagógico para os estudantes.

Conforme o coordenador do curso de Aquicultura, Emanuel Santos, os alunos estão aprendendo uma técnica de produção de alimentos com o uso racional da água. "Na aquaponia é possível realizar o cultivo de diversas espécies tanto de peixes como de vegetais oque pode beneficiar toda a comunidade em que os alunos estão inseridos, pois estes atuarão como difusores deste conhecimento na sociedade em que estão inseridos", informou.

Além disso, Emanuel Santos reforçou que esse sistema é "um ótimo modelo didático para uso no ensino de ecologia e dos ciclos biogeoquímicos", pontuou.