Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acaraú receberá incubadora de empresas

Notícias

Acaraú receberá incubadora de empresas

Incubadora de Empresas

A unidade já conta com projetos incubados
por Edson Costa publicado: 04/04/2016 16h26 última modificação: 04/04/2016 16h26

O campus de Acaraú do IFCE receberá uma incubadora de empresas. Os critérios para a definição levaram em consideração a análise dos planos de negócios apresentados pelas unidades que participaram do curso de Capacitação de Gestores de Incubadoras realizado em dois módulos: um em dezembro de 2014 e um em junho de 2015. Além de Acaraú, receberão incubadoras Aracati, Iguatu e Tianguá. A lista foi divulgada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto (Proext).

O curso envolveu 23 servidores de 17 campi e objetivou a capacitação dos servidores para a implantação e gestão de uma incubadora que irá beneficiar os alunos e egressos do IFCE contribuindo para as políticas de empreendedorismo da instituição e para o desenvolvimento local e regional. Os planos de negócios apresentados fizeram parte da última fase da capacitação, sendo requisito para a seleção dos campi a iniciar o processo de implantação das incubadoras nos campi.

A avaliação dos consultores sobre os documentos apresentados ensejou pareceres que foram substanciados por critérios como capital relacional, capital intelectual e capital estrutural. Assim, os pareceres finais indicaram quais campi estariam em condições de receber, de pronto, a instalação de incubadoras. A primeira reunião com os gestores dos campi que receberão as incubadoras ocorreu no dia 18 de março na Pró-reitoria de Extensão.

O campus de Acaraú já possui dois projetos, da Bike Elétrica (de alunos de Física) e Ecotrilha (de acadêmicos de Ciências Biológicas), incubados por meio do projeto da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Aliança Empreendedora e o Instituto Quintessa. Os alunos da unidade já tem demonstrado empreendedorismo que será estimulado com a implantação da incubadora.