Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Acaraú promove aula inaugural de pós-graduação

Notícias

Acaraú promove aula inaugural de pós-graduação

Novatos da especialização contaram com palestra e esclarecimentos
por Edson Costa publicado: 28/03/2016 09h44 última modificação: 28/03/2016 10h45

O campus de Acaraú do IFCE promoveu, no dia 12 de março, a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Turma 2016. Este é o primeiro curso de especialização da unidade. A ideia do curso é mostrar estratégias para o desenvolvimento no Baixo Acaraú visando às potencialidades da região, promovendo a sustentabilidade. A primeira turma da pós conta com 25 alunos.
O evento contou com apresentação institucional realizada pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo, seguida de palestra sobre pós-graduação ministrada pelo Coordenador do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental do campus de Fortaleza, Adeildo Cabral. Além disso, foram apresentados aos alunos recém-ingressos a proposta do curso pela responsável por este, professora Rafaela Maia, bem como a sistemática do Q-Acadêmico e da biblioteca.
Para um dos cursistas, João Marcelo, gerente da Caixa Econômica de Acaraú e integrante da ONG Cultura e Arte Solidária, que promove ações de educação ambiental, as informações a serem captadas no curso o auxiliarão no seu dia a dia na organização.
Para a responsável pelo curso, professora Rafaela Maia, a formação, de caráter multidisciplinar, buscará por meio da oferta de um ensino público e gratuito de qualidade, “formar profissionais de fato  comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, destacou a docente, que ainda pontuou a gama de profissionais que passaram a ser alunos da primeira pós da Casa.
Para o diretor-geral em exercício da unidade, Márcio Bezerra, a pós é fruto da expansão da oferta de ensino, um dos pilares fortes da instituição. “Agora, começamos a investir nesse eixo de meio ambiente na oferta da primeira pós-graduação que dará uma grande contribuição à região, suprindo uma grande demanda nessa área”, informou.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo, o campus cumpre seu papel na oferta de uma pós que contribui sobremaneira para a região, que “conta com uma rica área de manguezal que a passos largos é degradada e, desta feita, na formação ambiental, disseminam-se multiplicadores que preservarão esse bioma, levando a um desenvolvimento sustentável”, declarou o gestor, que ainda reforçou o empenho dos docentes da unidade nas ações de pós-graduação ofertadas em outras sedes do Instituto, em áreas como física.